Quebrar um dente é uma experiência desagradável e pode trazer diversos constrangimentos. Porém, poucas pessoas sabem que esse tipo de acidente acontece com mais frequência do que imaginamos.
Independentemente da causa, dente quebrado tem conserto e a melhor coisa a fazer nessa situação é procurar um dentista. Para tirar as dúvidas sobre esse assunto tão delicado, apresentaremos as alternativas para resolvê-lo de forma efetiva.
As causas da fratura dentária
São diversas as situações que podem resultar em uma fratura no dente, principalmente nos períodos da infância e adolescência, dadas as chances de acidentes ou quedas em brincadeiras. Já em adultos, a situação mais recorrente é a fratura em virtude de esportes de contato, como artes marciais.
Além desses casos, existem outras situações onde a quebra pode ocorrer, por exemplo:
- dentes mal posicionados na arcada dentária;
- perda de um ou mais dentes, resultando em mais carga sobre outros;
- bruxismo;
- contato entre dentes cuja força não é absorvida;
- cáries.
Dentre essas causas, a mais comum ainda é a cárie, pois existe um alto número de pacientes que não conseguem percebê-la até que o dente já esteja comprometido.
Tratamentos para o dente quebrado
Em caso de dente quebrado, é imprescindível que você procure um dentista o quanto antes para que a situação não se agrave. O importante é agir com rapidez e ficar tranquilo, afinal, dente quebrado tem conserto! Confira os principais métodos utilizados nesses casos.
Polimento do dente
Essa é a solução simples para casos com danos leves, onde o paciente perdeu apenas um pequeno fragmento do dente.
Nesse tratamento é realizado o desgaste do dente, eliminando bordas cortantes e recuperando o seu formato original. Esse procedimento resulta em uma superfície lisa que garante o conforto e as aptidões normais de seu sistema dentário.
Restauração
A restauração é realizada em fraturas pequenas e médias. Nada mais é do que preencher a parte quebrada com resina ou amálgama de prata, fazendo com que o dente volte a ter a sua forma original.
Existem dois métodos de restauração. Uma delas é a direta, realizada diretamente no consultório em poucas sessões. Já a indireta, onde a prótese é moldada em um laboratório, requer maiores etapas no tratamento, de modo que há uma janela de tempo maior para que seja concluído.
Colocação de coroa
Quando a fratura atinge a porção superior do dente, o procedimento é feito através de facetas laminadas de porcelana — mais conhecidas como coroas unitárias — que reproduzem a forma e função originais do dente.
É válido lembrar que, quando o interior do dente fica exposto, o paciente tende a sentir muita dor. Além disso, é necessário realizar o tratamento de canal durante o tratamento, para então finaliza-lo com a coroa.
Remoção do dente e colocação de prótese
Em casos mais raros, pode ocorrer a fratura da raiz dental. Nesses casos, o paciente pode ouvir o barulho da fratura e sentir dor no dente e na região dos ligamentos que seguram o dente no osso.
Caso perceba os sintomas, evite mastigar e procure um dentista com urgência. Ele vai realizar uma radiografia para diagnóstico e, caso seja notada a fratura na raiz, o mais comum é a extração do dente e substituição por uma prótese — que caracteriza o procedimento denominado como implante dentário.
Está vendo como o tratamento pode ser mais simples do que você imagina? Agora que já sabe que dente quebrado tem conserto, não se esqueça de que é preciso buscar um profissional qualificado o mais rápido possível. As soluções são eficazes e evitarão qualquer constrangimento em decorrência da fratura dentária.
Se interessou e quer receber mais dicas sobre tratamento dentário? Siga a Odonto Company no Facebook, Instagram e Youtube e fique por dentro dos próximos conteúdos.
Comentários recentes