A presença de dentes sensíveis é uma condição mais comum do que se pensa. Fatores como o desgaste do esmalte dentário podem levar ao surgimento do problema que causa bastante incômodo, sobretudo durante o consumo de alimentos gelados.
A boa notícia é que esse distúrbio tem tratamento e existem maneiras de evitar o seu aparecimento ou retorno da condição. Neste artigo, vamos te mostrar quais são os sintomas característicos, as causas mais comuns e como cuidar desse problema. Boa leitura!
O que são dentes sensíveis?
A sensibilidade dentária é uma condição que ocorre quando há a exposição da superfície da dentina, uma camada mais interior dos dentes que é protegida da ação de fatores externos pelo esmalte dentário.
Quando ocorre o desgaste dessa estrutura protetora, a dentina fica exposta, causando os sintomas de desconforto e dor.
O sintoma mais comum dos dentes sensíveis é a sensação incômoda e, às vezes dolorida, ao consumir alimentos muito quentes, frios ou ácidos. Em alguns casos, o simples ato de respirar ar frio pode levar à sensibilidade sentida.
Quais são suas principais causas?
Existem diversas causas possíveis para o surgimento da hipersensibilidade dentinária, nome técnico da condição. A principal delas é o desgaste do esmalte dentário, também conhecido como erosão dentária.
O esmalte dentário é uma camada que protege as estruturas internas do dente, sobretudo a dentina que recobre a polpa do dente.
O desgaste excessivo dessa estrutura pode levar à exposição dessa área, o que causa a sensação de sensibilidade — além da possibilidade do surgimento de outras condições mais graves.
Diversos fatores podem ocasionar esse processo, como o consumo excessivo de alimentos e bebidas ácidas e uma escovação muito forte e abrasiva.
A presença de outras doenças, como bulimia e refluxo gastroesofágico, também podem levar ao quadro.
Muitas vezes a presença desse desgaste é identifica pela descoloração dos dentes e o próprio surgimento da sensibilidade dentária.
Outras causas incluem:
- presença de cáries;
- doenças periodontais;
- retração gengival;
- fratura nos dentes;
- restaurações desgastadas.
Como tratar e prevenir o surgimento de sensibilidade nos dentes?
A boa notícia para quem sofre com esse problema é que dentes sensíveis têm cura e podem ser evitados a partir de simples ações. Confira:
1. Escolha uma escova adequada
Escovas muito duras podem causar uma limpeza muito forte e abrasiva, levando ao desgaste dentário que causa a sensibilidade. É fundamental optar por escovas mais macias e seguir as recomendações do dentista de higiene bucal.
2. Evite o consumo de alimentos e bebidas ácidos
Alimentos e bebidas ácidos podem levar ao surgimento ou agravamento da condição. Moderar o consumo é uma excelente maneira de evitar a erosão dentária e reduzir os seus efeitos.
3. Busque ajuda de um dentista
Somente um odontologista poderá identificar as causas para o surgimento de dentes sensíveis e o principal tratamento, que pode incluir a resolução de outras doenças relacionadas ao problema, como nos casos de retração gengival e doenças periodontais.
É muito importante também manter o acompanhamento periódico com o profissional para evitar o retorno do problema, além de seguir corretamento todas as recomendações passadas.
Assim, é possível ter um sorriso mais bonito, saudável e livre do desconforto causado pelos dentes sensíveis.
E aí, gostou do artigo? Deixe seu comentário com suas dúvidas e impressões sobre o assunto!
Comentários recentes